The Brazilian Daily Artist

The Brazilian Daily Artist

Saturday, August 11, 2012

Arte Descomplicada

Bem, parece que ao escrever um pequeno tópico sobre a arte contemporânea alguém se interessou e solicitou que eu concluísse o meu pensamento. Então, prossigamos:

Como disse, muitos debatem a arte contemporânea, porém, eu sempre defendi a opinião que, não há o que se debater sobre a arte. A arte é uma expressão livre do artista e aqueles que a observam, gostam ou não. Ares intelectualizados que só fazem dificultar o interesse geral pela cultura e pela arte distanciam o nosso principal alvo: o público e toda a forma de público. A arte é um bem universal. Não é feita para um seleto grupo...

Na vanguarda, o artista se sentia na necessidade de fazer uso de técnicas e métodos, de inventar novidade e de mostrar tecnologia para impressionar com seu trabalho. Felizmente, a ausência do 'novo', forçou o artista ao tradicional. Tenho visto galerias con trabalhos imensos, verdadeiros painéis, com técnicas mistas, colagens, reciclados, coloridos matemáticos e encalhados, pois não atingem a quem deve, o público. O público quer entender o que leva para a sua parede. Ele não está interessado em olhar para uma criação que só diz respeito ao artista...a menos que seja por puro investimento em algo que não diz nada, mas vale algum dinheiro.

Mas está aparecendo aos poucos uma volta ao tradicional. O artista contemporâneo está com outra mentalidade, está se libertando de certos conceitos...não é mais interessante a novidade comercial moderna. Não é mais interessante intrigar com significados. O importante é o que seu trabalho traz aos olhos e ao coração de quem vê, seja um homem de negócios ou uma dona-de-casa. A crítica da imagem pelos eruditos está se tornando cada vez mais dispensável. O artista passa para o seu trabalho o que ele quer, o que ele vê, o que ele sente de verdade e os que as pessoas gostam de ver. Muita pompa e tese, só serve para complicar e dar a arte uma colocação secundária da sociedade.


'Fog do Amanhecer'  _  acrílico sobre tela _ acrylic on canvas


(continua)

No comments: